13 de março de 2017

Mais um fugitivo de Alcaçuz é preso por morte de PM em shopping no RN


Do G1 RN

Francisco Danilo foi preso neste domingo (12) suspeito de morte de PM em Natal (Foto: Divulgação/PC)Francisco Danilo foi preso neste domingo (12) suspeito de morte de PM em Natal (Foto: Divulgação/PC)
Mais um fugitivo da Penitenciária Estadual de Alcaçuz foi preso suspeito de participar do assalto que terminou com a morte do policial militar Daniel Pessoa, em Natal. O PM foi morto durante um assalto a uma joalheria em janeiro.

Os outros três suspeitos são um lutador de muai thay, preso na última quarta-feira (8) em Belém (PA), e outros dois fugitivos de Alcaçuz, que foram presos na quinta (9) em São Gonçalo do Amarante, também na Grande Natal.O preso chama-se Francisco Danilo Nunes Aquino. Ele é o quarto suspeito de envolvimento no crime. A prisão aconteceu neste domingo (12) em uma casa no bairro Cajupiranga, emParnamirim, cidade da Grande Natal.
Três suspeitos de matar PM em shopping no RN são presos e arma recuperada (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Três suspeitos de matar PM em shopping no RN são presos e arma recuperada (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
De acordo com policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubo (Defur), no momento da prisão, Francisco Danilo correu para a cozinha da casa e ficou escondido dentro de uma geladeira. Durante o interrogatório, ele confessou que é fugitivo do Pavilhão 5 de Alcaçuz, como é mais conhecida a Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga. A fuga aconteceu em janeiro,durante as rebeliões que terminaram com pelo menos 26 detentos mortos. Ainda de acordo com a polícia, Francisco também confessou ter participado do assalto no shopping.
De acordo com a Polícia Civil, Francisco Danilo foi o idealizador do assalto à joalheria. No assalto, ele rendeu o segurança e começa a praticar o assalto quando o policial entra e atingido pelos tiros efetuados por Edivaldo Moura do Nascimento Neto. Depois dos disparos é ele quem pega a arma do Policial e sai correndo em fuga. O vídeo acima mostra o momento em que o PM Daniel Oliveira Pessoa é baleado.
A operação foi batizada de 'Covardia', já que o policial foi morto com tiros disparados pelas costas. Na primeira fase da operação, a arma roubada do policial foi encontrada com os dois homens presos em São Gonçalo do Amarante. Com Jesus Alisson Cavalcanti foi encontrada a arma do policial. “Durante o crime, não satisfeitos em matar, eles ainda roubaram a arma do policial”, relatou a delegada. Com Thiago Balbino da Fonseca, foram encontrados grampos usados para furar pneus de carros.
Daniel Oliveira Pessoa foi baleado durante uma tentativa de assalto (Foto: Reprodução/Arquivo da família)Daniel Oliveira Pessoa foi baleado durante uma tentativa de assalto (Foto: Reprodução/Arquivo da família)
Durante coletiva de imprensa realizada após a prisão dos três primeiros suspeitos, a delegada Danielle Filgueira, responsável pelas investigações do caso, relatou detalhes da operação. “Nós descobrimos que todos os envolvidos com o crime são integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), três deles haviam fugido da Penitenciária de Alcaçuz na última rebelião, que aconteceu em janeiro. Como Edvaldo Moura estava solto, ele fazia o papel de articulador do grupo. Após a fuga do presídio, o grupo combinou para fazer o assalto à joalheria”, detalhou a delegada.

Fonte : G1 Rn

12 de março de 2017

Governo reconhece atuação de facções criminosas no RN

Alcacuz_JG (Foto: reprodução/TV Globo)Brigas de facções em Alcaçuz deixaram pelo menos 26 mortos, em janeiro (Foto: reprodução/TV Globo)
O governo do Rio Grande do Norte afirmou à Procuradoria Geral da República que reconhece a atuação de facções criminosas dentro e fora das unidades prisionais do estado. Em documento enviado como respostas a questionamentos do procurador-geral, Rodrigo Janot, o governo apresenta o histórico de formação das duas facções que disputam poder e que promovem rebeliões e mortes no Sistema Penitenciário.

"Foram 'batizados' e, ao retornarem para o Estado, foram incumbidos de implantar a 'ideologia' da referida facção no Rio Grande do Norte. Como é do conhecimento de todos, trata-se de uma rede criminosa em plena expansão tanto no Brasil como também em outros países, e presente em praticamente todos os sistemas prisionais do Estado. Atualmente, a facção conta com cerca de 250 apenados cadastrados, tendo cerca de 700 apenados entre membros e simpatizantes que estão em pelo menos cinco unidades prisionais, de acordo com o que já foi levantado pela Seção de Inteligência da Sejuc", informa o documento.
De acordo com o ofício enviado à PGR, na sexta-feira (10), o governo explica que o Primeiro Comando da Capital (PCC), facção de origem paulista, instalou-se na penitenciária de Alcaçuz a partir de 2009, após alguns presos daquela unidade terem sido transferidos para Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná. Lá, esses apenados locais tiveram contato com apenados do Mato Grosso do Sul que eram integrantes da referida facção.
A outra facção com atuação no estado é Sindicato do Crime do RN (SCRN). Ela surgiu a partir de 2012, quando alguns apenados resolveram deixar o PCC por causa de disputas internas
pelo controle do tráfico de drogas dos presos. A facção se estabeleceu de forma definitiva a partir de 2015, quando promoveram uma série de motins em quase todas as unidades prisionais do Estado, bem como assassinatos de presos ligados ao PCC.
"Desde então teve início à disputa entre as facções pelo controle do tráfico de drogas e
também pelo domínio da população carcerária das unidades prisionais do Estado. Apesar de ser uma facção com atuação local, o SCRN alega ter o controle da maioria das unidades. Não tem a mesma organização e estrutura do PCC, mas tem capacidade de mobilizar criminosos que estão em liberdade e que são membros da facção para promover atos de terrorismo como foi visto em 2016 e, recentemente, em janeiro de 2017, com atentados a ônibus e instituições públicas. Atualmente, os principais líderes dessa facção estão custodiados em Penitenciárias Federais, e os líderes remanescentes estão na Penitenciária Estadual de Parnamirim e Alcaçuz".
Essa disputa de poder entre as duas facções gerou rebeliões no presídio de Alcaçuz, no início de janeiro e a matança de pelo menos 26 detentos. Foram justamente essas rebeliões que levaram o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, solicitar ao governo do RN um relatório sobre a situação dos presídios. Com base nas informações que foram repassadas, Janot deverá analisar se recorre ao Supremo Tribunal Federal solicitando que seja decretada Intervenção Federal no Sistema Penitenciário potiguar.
O governo do RN afirma que adotou como providências para reprimir as facções a identificação das lideranças e solicitação, junto à Justiça Federal, de inclusão deles no Sistema Penitenciário Federal, bem como o confinamento de presos filiados a facções em unidades específicas, com objetivo de separá-los e evitar confrontos entre os rivais ou adesões de novos apenados. Essa separação, porém, de acordo com o relatório, é dificultada por causa da superlotação do Sistema Penitenciário.
Fonte:http://g1.globo.com/rn

Carro capota e deixa trânsito lento em ponte na Zona Norte de Natal

Capotamento aconteceu na manhã deste domingo (Foto: Paulo César Ferreira)Capotamento aconteceu na manhã deste domingo (Foto: Paulo César Ferreira)
Um carro capotou em cima da ponte Newton Navarro, na Zona Norte de Natal, na manhã deste domingo (12). Um veículo que vinha logo atrás perdeu o controle e acabou colidindo contra a mureta de proteção da via.
O acidente aconteceu no sentido Praia do Meio/Redinha e interditou a via por alguns minutos. No entanto, por volta de 11h, parte do trecho havia sido liberado e o trânsito começado a fluir.
Os ocupantes do veículo que capotou e do que bateu na mureta não tiveram ferimentos graves.
Fonte :http://g1.globo.com/rn

COM AJUDA DA POPULAÇÃO PM RECUPERA MOTO ROUBADA EM ACARÍ

J JÚNIOR
Por volta das 12 horas desse Sábado (12) populares acionaram a Polícia Militar para averiguar a denúncia que uma motocicleta Pop 100 de placa MYP-6075 estaria abandonada as margens da RN-288, próximo a fazenda Pendanga. Rapidamente a guarnição se deslocou ao local comprovou as denúncias e encontrou a motocicleta que havia sido roubada dias atrás no município de Acarí.
O veículo foi encaminhado para a delegacia e será entregue ao proprietário.

 Fonte:http://www.pmdecurraisnovos.com/

Bandidos invadem baile funk e matam cinco pessoas em Mossoró

Criminosos armados invadiram um baile funk, em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte, e mataram cinco pessoas. Pelo menos outras cinco pessoas ficaram feridas. A chacina aconteceu no final da noite deste sábado (11).
As vítimas estavam no evento, chamado de “Primeiro Baile de Favela”, no bairro Boa Vista, quando os bandidos chegaram, entraram e começaram a atirar. Houve correria e outras pessoas acabaram baleadas ou feridas.
Os mortos foram: Eduardo Nunes Farias, de 19 anos; Eriely Amanda de Souza Neves, de 21 anos; Israel Gomes Bezerra, de 19 anos; Kaynan Gomes, conhecido como “Mc Kay”, de 16 anos; e o DJ Lucas Lima Rezende, de 21 anos, que animava a festa.
O DJ Lucas, inclusive, chegou a ser socorrido após ser baleado, mas morreu no Hospital Regional Tarcísio Maia. A jovem Eriely Amanda morreu com um tiro de espingarda na cabeça. Ela tinha sido mãe no final do ano passado.
Kaynan Gomes ainda tentou correr, mas caiu morto próximo ao portão de acesso ao local do evento. Eduardo Nunes também tentou correr para se salvar, no entanto, foi perseguido e morto nas imediações do clube. A polícia ainda investiga o que pode ter motivado o ataque no clube.
Fonte:http://wsantacruz.com.br/