30 de março de 2016

Fortaleza dos Reis Magos poderá ser reaberta



A Fortaleza dos Reis Magos, marco inicial da cidade de Natal, poderá voltar a ser responsabilidade do governo estadual, por meio da Fundação José Augusto, o que contribuirá para sua reabertura. Esse foi um dos pontos acertados nesta terça-feira, durante reunião com o ministro da Cultura, Juca Ferreira, a senadora Fátima Bezerra (PT-RN), a presidenta do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Jurema de Souza Machado, o diretor-geral da Fundação, Crispiniano Neto e o poeta João Santana, representante da Rede Brasil de Cordel e Repente.

Tanto o ministro como a presidenta do Iphan se disseram favoráveis à mudança da gestão para a Fundação José Augusto. Agora, só falta o acerto dos detalhes com a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), que tem a titularidade do imóvel. O IPHAN já dispõe de um completo projeto de restauração e reestruturação do monumento.

A senadora Fátima Bezerra também apelou para solução de impasse que está atrasando a reforma da Biblioteca Câmara Cascudo, já que a primeira parcela dos recursos repassados pelo governo federal foi aplicada de forma inadequada no governo anterior e MinC agora exige sua devolução. O ministro concordou em dispensar a devolução dos recursos investidos desde que a conclusão da obra fique a cargo do estado, por meio do programa RN Sustentável.



www.wsantacruz.com.br